CARRO ELÉTRICO - TUDO O QUE PRECISA SABER
- ArmandoAuto GaragemSport II
- 8 de jun. de 2020
- 10 min de leitura
Se por um lado, a atual crescente oferta de carros e outros meios de transporte melhorou substancialmente a mobilidade urbana, por outro lado, contribui para uma piora nas questões ambientais.
A principal razão recai nos combustíveis fósseis que são atualmente utilizados pelos veículos que requerem uma maior extração de matéria-prima e que causam uma maior emissão de poluentes, agravamento dos fenómenos climáticos, etc.
‼De forma a contornar esta situação, surgem no mercado os carros elétricos‼
Porém, o que eles são? Como funcionam?
O QUE É UM CARRO ELÉTRICO
De uma forma sucinta, podemos dar uma resposta simples ➡ são veículos movidos através de um motor elétrico!
👉 Carro elétrico (em inglês designado de EV - electric vehicle) é um tipo de veículo movido por um motor elétrico que, contrariamente aos motores de combustão, utiliza energia química armazenada em baterias recarregáveis ➡ esta energia é convertida em energia elétrica para alimentar o motor elétrico do carro e, posteriormente, em energia mecânica e outras, responsáveis pela produção de movimento.
👉 Os carros elétricos são denominados veículos de zero emissão por serem não poluentes, ou seja, não emitirem quaisquer gases nocivos ou ruídos consideráveis, pois os motores elétricos são mais silenciosos que os motores de combustão.
QUE TIPOS DE CARRO ELÉTRICO EXISTEM
Os veículos elétricos são divididos em vários tipos e nem sempre são 100% elétricos.
👉 No entanto, apenas são considerados elétricos os automóveis que dependem a 100% de eletricidade, sem outros motores de combustão.
👉 Os restantes existentes no mercado automóveis com tecnologias mistas, são chamados de híbridos (com ou sem plug-in).
✅ CARROS ELÉTRICOS
➡ São geralmente chamados de BEV (battery electric vehicle).
➡ São veículos 100% elétricos que não dispõem de qualquer motor a combustão, pelo que não produzem emissões de CO2 enquanto se conduz.
➡ Estes carros puramente elétricos são mais caros, mas a manutenção é bem mais barata.
➡ O principal motivo que impede que os veículos 100% elétricos possam substituir, de vez, os carros à combustão é a densidade de energia das baterias e a infraestrutura necessária para carregar as baterias. Funcionalmente, têm mais limitações pois existem muito mais postos de gasolina que estações de recarga.
➡ Em termos de consumo e porque o abastecimento a eletricidade é mais barato do que a gasolina ou gasóleo convencionais, estes veículos garantem também uma maior poupança.
➡ São a melhor solução para quem faz trajetos diários curtos como, por exemplo, em ambiente urbano. Para distâncias muito longas – mais de 400km por dia – pode ter de carregar o veículo ao longo do trajeto.
➡ Dois aspetos que deve ter em conta na decisão de adquirir um carro 100% elétrico é a possibilidade de carregar o veículo em casa e/ou no trabalho e a distância percorrida diariamente.
✅ HÍBRIDOS PLUG-IN
➡ São veículos que dispõem de dois tipos de motorização – a elétrica e a convencional (a gasolina ou a diesel) – que podem funcionar de forma complementar ou independente – também designados PHEV (Plug-in Hybrid).
➡ Estes veículos permitem que o motor elétrico garanta, em média, uma autonomia de bateria até 50 quilómetros, suficiente para as deslocações em ambiente urbano enquanto o combustível assegura uma maior autonomia em trajetos longos.
➡ Como este tipo de veículo tem maior autonomia elétrica que um híbrido sem plug-in, e se funcionar apenas a eletricidade não emite CO2 enquanto conduz.
➡ Tal como nos carros 100% elétricos, é possível recarregar as baterias facilmente através de postos de carregamento elétrico públicos ou em casa através de uma wallbox.
✅ HÍBRIDOS (sem plug-in)
Tal como na versão plug-in, os veículos híbridos têm um motor elétrico e um convencional e receberam a sigla HEV (Hybrid Electric Vehicle).
➡ A grande diferença diferença é que, nestes carros, o motor elétrico é carregado exclusivamente através do motor convencional - ou seja, o motor de combustão produz energia que alimenta a bateria.
➡ Não é possível ligá-los a um carregador externo e podem funcionar de duas formas:
✔ o motor convencional alimenta exclusivamente as baterias, ou
✔as baterias são alimentadas pelo motor mas também diretamente pelas rodas. Nestes casos a autonomia da bateria é reduzida – sendo em alguns modelos apenas utilizada para os arranques do veículo.
➡ Os maiores ganhos são gerados de forma complementar: arranque em modo elétrico (para uma aceleração extremamente rápida e reduzindo as emissões desta fase que são por norma mais elevadas que em velocidade constante) e o aproveitamento de, durante a condução, se recarregar a bateria por travagem/inércia. Desta forma, consegue-se um menor consumo de combustível.
➡ Os HEVs têm uma autonomia maior que os BEV e gastam bem menos combustível que os carros com motor à combustão. O custo por km é menor que um veículo à combustão.
➡ Os dois motores podem ser usados ao mesmo tempo, mas isso depende do objetivo de cada fabricante.
➡Por outro lado, a mecânica de veículos híbridos é mais complexa, pois tem a mecânica combinada de um carro elétrico com a de um veículo à combustão, dois tipos de motores para dar manutenção e ainda baterias para trocar quando for o momento.
CARROS ELÉTRICOS: VANTAGENS E DESVANTAGENS
✅ VANTAGENS
👉 ZERO EMISSÕES: Esta talvez seja a grande vantagem dos carros elétricos, pois como dependem unicamente da energia elétrica, não têm emissões CO2 associadas ➡ São, portanto, mais sustentáveis e ecológicos, numa fase em que a preocupação com as emissões CO2 tem vindo a aumentar (atualmente na Europa, a circulação de viaturas a combustão em alguns centros de cidades, já começa a ser restrita).
👉 MANUTENÇÃO: Nos automóveis elétricos, tanto os travões como os filtros, correias, ou outras peças, não se desgastam com tanta facilidade como num carro tradicional e, por isso, os custos com a manutenção também vão ser mais reduzidos ➡ É ainda importante mencionar que os carros elétricos podem fazer mais quilómetros no intervalo de revisões, comparando com os veículos movidos a combustíveis fósseis.
👉 PARQUEAMENTO GRATUITO: Está disponível um dístico específico (gratuito e obrigatório) para a ocupação de zona de parqueamento para carregamento público das baterias ➡ Vários municípios disponibilizam ainda estacionamento grátis para estes veículos, mesmo que não estejam a ser carregados.
👉 INCENTIVOS FISCAIS: Na aquisição de um veículo elétrico recebe um incentivo fiscal e fica ainda isento de pagar o Imposto Sobre Veículo (ISV) e o Imposto Único de Circulação (IUC).
👉 MAIOR EFICIÊNCIA DO MOTOR: Os veículos eléctricos utilizam tipicamente entre 0.1 a 0.23 kw/h por quilómetro enquanto a média de consumo equivalente para um veículo a gasolina é de 0.98kw/h por quilómetro ➡ Sendo assim, os veículos elétricos são bastante mais eficientes.
👉 CONDUÇÃO: Os veículos eléctricos tem uma condução agradável, dispensando pedal de embraiagem e caixa de velocidades ➡ O veículo elétrico possui um binário constante cujas performances variam mediante o modelo incluindo apenas um mecanismo para diferenciar quando se pretende fazer marcha atrás.
👉 POUPANÇA: Os carros elétricos não precisam de combustível para andar, permitindo uma poupança significativa, uma vez que o preço dos combustíveis é bastante elevado ➡ O carregamento pode ser feito em postos de carregamento públicos ou em tomadas domésticas ➡ O custo da energia eléctrica despendida por veículos eléctricos com um sistema de armazenamento de energia em baterias corresponde a um terço do valor do custo do combustível utilizado por veículos com motores de combustão interna, para a mesma distância percorrida e em condições idênticas de utilização.
👉 SILENCIOSOS: Por terem motores elétricos, estes veículos são também significativamente mais silenciosos
❎ DESVANTAGENS
👎 PREÇO: A grande desvantagem dos carros elétricos são o seu preço de aquisição e o elevado custo das baterias destes veículos, que têm de ser adquiridas e trocadas ao fim de algum tempo (no entanto, as baterias podem ser alugadas em vez de compradas) ➡ Contudo, esta situação pode reverter-se num futuro próximo, graças ao desenvolvimento tecnológico e à produção em massa.
👎AUTONOMIA: Este é um dos maiores obstáculos à compra de carros elétricos, uma vez que as suas baterias não permitem uma autonomia igual ou superior à dos automóveis tradicionais ➡ Os kms feitos com uma carga não são necessariamente os mesmos que os kms feitos com um depósito cheio ➡ Apesar da sua baixa autonomia estar mais adaptada a percursos citadinos, atualmente existem carros que podem chegar aos 400 kms.
👎BATERIAS: Uma das grandes desvantagens das baterias, para além do preço, é o seu peso ➡ Embora tenha havido avanços tecnológicos, para que as baterias proporcionem uma autonomia interessante, ainda pesam bastante ➡ O tempo de vida útil de um conjunto de baterias poderá andar entre os 160.000km e os 200.000 km, o que aliado ao seu custo pode ser uma grande desvantagem ter que incorrer no custo de um conjunto novo ao fim destes quilómetros ➡ O funcionamento das baterias a baixas temperaturas também não é o melhor, havendo perda de eficiência.
👎 CARREGAMENTO DAS BATERIAS: É um processo relativamente demorado (pelo menos, mais do que um simples atestar de um depósito), podendo levar de 30 minutos a várias horas, dependendo do tipo de bateria e carregamento ➡ Para além disso, ainda existe alguma dificuldade de acesso aos postos de carregamento deste tipo de veículo, (principalmente no interior do país) ➡ No entanto, existe sempre a possibilidade de adquirir uma wallbox, um posto de carga doméstico.
👎 POUCA ESPECIALIZAÇÃO EM REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO: Como este tipo de veículo está ainda em fase de crescimento, torna-se mais difícil encontrar oficinas com pessoal especializado na sua reparação e manutenção.
👎POUCA POTÊNCIA DO MOTOR: Apesar da rápida evolução neste aspeto, a maioria dos veículos elétricos possuem uma potência limitada, que se repercute nas velocidades máximas que podem alcançar bem como no desempenho do carro.
CARROS HÍBRIDOS: VANTAGENS E DESVANTAGENS
Um automóvel híbrido é aquele que combina duas formas diferentes de potência, sendo normalmente elétrico e a gasolina, de forma a diminuir o consumo de combustível e a emissão de CO2 para a atmosfera.
Basicamente, os carros híbridos são uma mistura entre carros a gasolina e elétricos, aproveitando o melhor dos dois mundos.
✅ VANTAGENS
👉 BAIXO CONSUMO: A principal vantagem dos carros híbridos é a poupança dos consumos quando comparado com o seu equivalente a combustível ➡️ Apesar da potência dos carros híbridos ser consideravelmente superior quando comparada com a do mesmo modelo com motor a combustão, os carros híbridos conseguem fazer consumos ainda mais baixos do que um carro diesel ➡️ Isto acontece porque o motor a combustão quase nunca está em esforço, uma vez que é auxiliado por um motor elétrico que tem o máximo de binário disponível assim que é acionado ➡️ Como o motor não é forçado, é menos utilizado, logo consome menos combustível e ainda aumenta a sua durabilidade.
👉 2 MOTORES: Um carro híbrido disponibiliza dois motores para o condutor tirar o máximo partido da condução, para ter mais segurança e conseguir maior poupança ao nível do consumo e transmite mais segurança.
👉 POTÊNCIA: Quando é necessária mais potência na condução, o carro híbrido tira partido do seu poderoso motor de combustão (semelhante aos dos veículos convencionais) e da sua sinergia com um ou mais motores elétricos, que adicionam cerca de 50 cavalos de potência ao motor a combustão➡️ Por norma, esta junção consegue atingir motorizações com uma potência combinada superior a 200 cavalos, resultando num acréscimo de potência mas um consumo muito menor, superando as deficiências que um carro de propulsão elétrica possa apresentar.
👉 BOA PERFORMANCE: Ao contrário do que acontece nos motores a turbo, o motor elétrico do híbrido, permite uma entrega instantânea e linear da potência, isto é, a aceleração é imediata (assim que carregar no pedal do acelerador) uma vez que o motor elétrico tem todo o binário disponível instantaneamente ➡️ Por esta razão, o motor a combustão não precisa de fazer um esforço tão grande, conseguindo-se poupanças ao nível do combustível.
👉 MAIOR SEGURANÇA: A maior parte dos carros híbridos utiliza o motor a combustão para mover duas rodas motrizes enquanto os motores elétricos movem as outras duas ➡️ Esta particularidade faz com que quase todos os híbridos tenham tração integral, conferindo uma maior segurança na condução, sobretudo em condições de piso molhado onde a aderência pode ser mais reduzida.
👉 MAIOR ESTABILIDADE E CONFORTO: Contrariamente a um carro com o motor a combustão (que tem um centro de gravidade relativamente alto) e/ou com suspensão desportiva (que se torna desconfortável principalmente numa estrada em paralelo), os carros híbridos têm, por norma, as baterias colocadas na zona inferior do chassis, baixando assim o centro de gravidade do automóvel ➡️ Isto faz com que o efeito pêndulo seja diminuído quando se ataca uma sequência de curvas a maior velocidade ➡️ Como o centro de massa está mais próximo do solo, estes carros têm maior estabilidade e maior segurança, permitindo uma suspensão confortável no carro sem afetar a sua performance, mesmo em condução desportiva.
👉 AUTOSSUSTENTABILIDADE: Nos veículos híbridos, as baterias elétricas são recarregadas quando são ligadas à corrente ou através da energia proveniente da travagem.
👉 EMISSÕES CO2: Os híbridos ajudam a reduzir o impacto no meio ambiente, pois poluem menos que os veículos tradicionais, já que são conhecidos pelas suas baixas emissões de CO2
👉 AUTONOMIA: Comparativamente a um carro exclusivamente elétrico, o motor a gasolina proporciona uma das grandes vantagens dos carros híbridos, que é poder viajar centenas de quilómetros sem ter que parar num posto de gasolina ou carregar a bateria.
👉 BENEFÍCIOS FISCAIS: Uma vez que este modelo é mais amigo do ambiente e emite menos gases poluentes, em relação aos carros que funcionam apenas com motor a combustão, o valor do IUC é mais baixo.
❎ DESVANTAGENS
👎 PREÇO: A principal desvantagem de um veículo híbrido é o seu elevado preço de aquisição (comparado a um modelo semelhante a combustível), derivado da sua complexa construção, das próprias características do modelo e por apresentar motorizações a gasolina bastante potentes.
👎 MANUTENÇÃO: Devido aos novos componentes, quando comparados com um veiculo convencional, são também adicionados mais custos ao nível da manutenção, principalmente nas baterias, onde a manutenção ou substituição tem um custo bastante elevado.
👎 AUTONOMIA: Se compararmos com um veículo somente a combustível, tem menor autonomia, obrigando a mais carregamentos de energia ➡️ Apesar de ser possível, num carro elétrico dificilmente conseguirá percorrer mais de 1000 quilómetros com apenas um depósito ➡️ A existência de dois tipos de motores podem pôr em causa a autonomia do carro, uma vez que para poupar espaço e peso, o depósito de combustível é mais pequeno.
👎 BATERIAS: As baterias dos carros híbridos não são reutilizáveis, sendo necessário comprar novas baterias, o que também provoca danos ambientais na altura da troca ➡️ As baterias têm um prazo de duração e a sua durabilidade depende do número de ciclos, isto é, do número de vezes que são carregadas e descarregadas ➡️ Nas versões híbridas “plug-in”, as baterias terminam os seus ciclos mais rapidamente e, para uma boa eficiência do carro, necessitam substituição, o que pode tornar-se mais dispendioso ➡️ No caso dos carros híbridos convencionais, as baterias têm um uso mais contido e deverão aguentar toda a vida útil do carro, mas ainda assim em caso de avaria, terá sempre que considerar o valor da substituição deste componente.
👎SEGURANÇA: Em caso de avarias ou acidentes podem ocorrer choques elétricos devido à grande quantidade de tensão existente nas baterias. .
👎 LIMITAÇÕES: Não é adequado para todos os condutores ➡️ Um carro híbrido é bastante adequado para uso misto entre estrada e via urbana ➡️ No caso de longos trajetos diários e em auto estradas, as propriedades do motor elétrico são limitadas e, nesse caso, o peso maior deste tipo de modelo pode supor um custo de gasolina maior do que se fosse um carro convencional.
•´¯`•. Auto Garagem Sport II, Lda. .•´¯`•
📍 Rua Augusto Simões, n° 494 4425-028 Águas-Santas / Maia
📞 962898489
Comments